sábado, 20 de novembro de 2010

Diário de bordo: quarto dia de gravação

O sábado  da equipe que faz o "11 Dias" acontecer começou as 5:30 da manhã, horário em que eu, novamente Priscylla Dalfovo Biasi escrevendo o texto aqui, acordei para arrumar cabelo, maquiagem e preparar o lanchinho pro quarto dia de gravação, enquanto o Edu Hoffmann fazia o check-list do equipamento que seria levado pro Edifício da Galeria Tijucas, em Curitiba e a Laís Domingues e a Rafaela Leonel preparavam toda a produção e direção de arte das cenas. O motivo pra tanto preparo? Nossa primeira cena externa, no topo de um prédio com vista pra cidade toda e com equipe reduzida por motivos maiores.

Vista do topo do Edificio da Galeria Tijucas por volta das 8 horas da manhã.
Foto de Roberto Guedes.
Fabiano Vilaruel tentando proteger a câmera da garoa.


E pra desespero geral, esse foi o céu carregado de nuvens que encontramos na locação, além de uma garoa fina e gelada. Mas felizmente São Pedro deve ser cinéfilo, porque assim que terminamos de montar o equipamento, as nuvens se dissiparam só o suficiente pra garantir uma luz difusa perfeita.

Céu uniforme, luz perfeita. 
Mesmo em meio ao caos controlado do início das filmagens encontramos motivos pra descontrair, como a mensagem pichada no prédio ao lado que dizia "Lucas Pri Sempre". Se dissesse Lucas e Monica até dava pra colocar um caco no diálogo, mas quem quer que seja responsável pela arte na parede deve ter confundido atriz e personagem.


Esperar a chuva passar teve suas vantagens pra Rafaela Leonel, que começou a preparar o mural da cena programada pra tarde.
Rafa Leonel, diretora de arte, se divertindo
com papéis coloridos e canetinhas. O resultado
em fotos a frente.
Tempo nublado, equipe reduzida e pequenos contratempos não desanimaram esse time, que mais uma vez demonstrou profissionalismo e bom humor contra as adversidades e fez um excelente trabalho pela manhã. Alguns momentos a seguir.
Ibrahim Mansur em um momento Borat com o microfone.

Fabiano, contente que não precisa mais do plástico.

Laís ajudando a fazer sombra e Edu captando o audio:
todo mundo acumula funções nessa hora.

Momento da cena final, Lucas e Monica juntos.
Equipe de arte, entre a Rafa e a Deb está o Roberto fazendo
o making-of.

Muitos risos entre uma cena e outra.


E as garotas que fogem do sol se escondendo.
Depois de tanto esforço pela manhã, com um tempinho sobrando, ainda inventamos o que fazer antes do almoço. Já dizia Glauber Rocha que cinema pode ser feito com uma câmera na mão e uma idéia na cabeça. Seguindo essa filosofia acabamos aproveitando o cenário lindo que nos proporcionou a feira de natal da Praça Osório e criamos alguns inserts de passagem de tempo com as personagens do Lucas e da Monica passeando pela feira. Foi uma das cenas mais divertidas que gravamos até agora e não foram só as personagens que se divertiram, o Ibrahim e eu também.

Depois do almoço e de uma descansadinha básica e rápida, pegamos no batente novamente! Desta vez, inspirados por visitas a grupos de apoio a pessoas de luto reais, criamos o "Grupo de Apoio a Pessoas de Luto Esperança" em uma das salas de aula da Universidade Tuiuti do Paraná.
Foi aqui que aproveitamos o melhor da nossa equipe. E também onde aplicamos as habilidades artesanais da Rafaela e da Laís na confecção do mural.
Mural criado pela equipe de arte reúne depoimentos dos membros assim
como os murais dos grupos que nos inspiraram.
E pra completar o trabalho em grupo, a equipe toda vestiu a camisa, ou melhor, o figurino pra cena do grupo de apoio a pessoas de luto. Até a produtora e o diretor.
Em cena, Eduardo Hoffmann como Henrique, dando depoimento,
Ibrahim Mansur como Lucas, Debora Correa como a psicologa
Lea, eu como Monica e os pezinhos da Laís.

Na hora do aperto atriz, diretora e roteirista vira
maquiadora do músico, diretor, designer e agora ator.

Debora Correa como Lea em cena.

Diversão: André e Fabiano comandando o barco enquanto
o resto do grupo atuava e o Luiz fotografava tudo.

Eduardo Hoffmann dando depoimento como Henrique,
não é que ele é bom interpretando, conseguiu arrancar
uma lágrima.
As próximas gravações do "11 Dias" estão marcadas pra próxima segunda-feira. Agora falta pouco.

Quem quiser conferir todas as fotos do making-of basta acessar o nosso Flikr em www.flikr.com/curta11dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário